Rua Cândido Sales, n° 140, Recreio | Avenida Otávio Santos, n° 309, Recreio (77) 98825-1082

O que devo fazer com o resultado do meu exame?

dezembro 19, 2020

Retornar ao meu médico solicitante para definição da conduta.
Considerando-se a complexidade dos exames anatomopatológicos e a necessidade de correlações clínicas para a correta interpretação do laudo, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), no parecer 93, adverte que:

1) O laudo anatomopatológico é um documento de interconsulta médica.
2) Apenas o médico assistente ou, eventualmente, outros médicos integrantes da equipe assistencial têm condições de interpretar apropriadamente o laudo anatomopatológico, inserindo-o no contexto clínico da doença ou das doenças em investigação.
3) O paciente leigo não deve tentar interpretar o próprio laudo anatomopatológico, nem procurar retirar do mesmo quaisquer conclusões de natureza técnica.
4) Nenhum profissional não-médico está qualificado para interpretar resultados de exames anatomopatológicos, com exceção dos odontólogos, nos limites de suas áreas legais de atuação.

Compartilhar:

Este site preconiza que qualquer problema de saúde de um paciente deve ser resolvido por profissionais da área de saúde, durante consulta médica fora do âmbito virtual. Desta forma, todas as informações disponíveis neste site foram concebidas para apoiar, e não para substituir a consulta médica. Pelo mesmo motivo, este site não oferece serviços ou aconselhamento médico-profissional.
A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.