Avenida Otávio Santos, n° 309 - Recreio (77) 2101-2353 | (77) 98825-1082

EXAME

Biópsia por congelação

Uma exclusividade do Laboratório Micro em Vitória da Conquista, o exame de congelação peroperatório, frequentemente referido apenas como “congelação”, é feito quando o médico patologista estuda uma amostra de tecido durante o procedimento cirúrgico. Neste caso, cirurgião retira um fragmento do órgão/estrutura e o tecido à fresco é entregue ao patologista que o examina macroscopicamente. Em seguida, o tecido é congelado em um equipamento chamado criostato, e cortado em temperaturas que variam de -20 a -35 ºC. As fatias finas e transparentes são coradas para visualização ao microscópio pelo patologista.

Trata-se de um exame rápido e eficiente, sendo usado para guiar o procedimento cirúrgico. O diagnóstico emitido pelo patologista pode indicar o término ou a ampliação da cirurgia, trazendo inúmeros benefícios aos pacientes. Por exemplo, pode se determinar se um tumor é maligno (câncer) ou benigno, ou se foi completamente retirado. Este exame não elimina a necessidade posterior da inclusão do material congelado em parafina para que os seus achados sejam confirmados.


Este site preconiza que qualquer problema de saúde de um paciente deve ser resolvido por profissionais da área de saúde, durante consulta médica fora do âmbito virtual. Desta forma, todas as informações disponíveis neste site foram concebidas para apoiar, e não para substituir a consulta médica. Pelo mesmo motivo, este site não oferece serviços ou aconselhamento médico-profissional.
A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.