Avenida Otávio Santos, n° 309 - Recreio (77) 2101-2353 | (77) 98825-1082

EXAME

Patologia molecular

O diagnóstico molecular corresponde a um conjunto de técnicas moleculares que têm como objetivo identificar alterações no DNA que possam auxiliar na classificação e terapia alvo (tratamento e prognóstico) das doenças. Um exemplo é a hibridização in situ. Através deste método, pode-se pesquisar o vírus do papiloma humano (HPV), que é o principal responsável pelo desenvolvimento de verrugas genitais e do câncer de colo uterino. A informação do tipo de HPV pode determinar o risco de evolução de uma lesão ou até confirmação de um diagnóstico.
Outro exemplo é a pesquisa da amplificação do gene HER2 no câncer de mama. O gene HER2 (ERBB2) está amplificado em até 25% dos cânceres de mama. A análise deste gene é parte crucial na determinação do prognóstico e do melhor tratamento.

Todos esses exames são realizados em blocos parafinados ou lâminas histológicas. Realizamos em casos originalmente estudados em nosso laboratório, ou em material cujo exame anatomopatológico ou citológico inicial tenha sido realizado em outro laboratório. Neste último caso, o material (blocos e lâminas) deve ser resgatado no laboratório de origem e trazido ao nosso endereço.


Este site preconiza que qualquer problema de saúde de um paciente deve ser resolvido por profissionais da área de saúde, durante consulta médica fora do âmbito virtual. Desta forma, todas as informações disponíveis neste site foram concebidas para apoiar, e não para substituir a consulta médica. Pelo mesmo motivo, este site não oferece serviços ou aconselhamento médico-profissional.
A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.