Avenida Otávio Santos, n° 309 - Recreio (77) 2101-2353 | (77) 98825-1082

O papel do médico patologista no diagnóstico do câncer de rim

julho 7, 2021

O médico patologista é o profissional que irá definir o diagnóstico dessa doença, incluindo o tipo de câncer e outras características utilizadas para definir o prognóstico e a conduta em cada caso. Dessa forma, é um grande aliado do oncologista na definição do melhor tratamento para cada paciente. As biópsias não são frequentemente realizadas para diagnóstico de tumores renais. Os exames de imagem geralmente fornecem informações suficientes para o médico decidir se a cirurgia é necessária. O diagnóstico é confirmado quando parte do rim removida é analisada pelo patologista.

Sabemos que nem todos os tipos de câncer comportam-se da mesma maneira, sendo também papel do médico patologista identificar padrões microscópicos associados à maior ou menor agressividade dos tumores. Dessa forma, pela análise realizada por este profissional pode-se prever melhor o comportamento de um câncer e, inclusive, optar por diferentes formas de tratamento.

No Laboratório Micro, contamos com uma equipe experiente, capacitada e dedicada a entregar um laudo preciso e com agilidade.

Compartilhar:

Este site preconiza que qualquer problema de saúde de um paciente deve ser resolvido por profissionais da área de saúde, durante consulta médica fora do âmbito virtual. Desta forma, todas as informações disponíveis neste site foram concebidas para apoiar, e não para substituir a consulta médica. Pelo mesmo motivo, este site não oferece serviços ou aconselhamento médico-profissional.
A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.